segunda-feira, 27 de julho de 2009

A Nova Gripe





A gripe suína, Influenza, H1N1, gripe A, nova gripe ou qualquer outra coisa que denomine essa nova onda de mortes que ocorrem globalmente. É dela que gostaria de falar, de forma brevíssima, hoje com os senhores.

Qual é a dessa gripe?, permita-me a expressão. Devemos temer-la realmente? Cuidado devemos cuidar, evidentemente, mas não é pânico demais? De verdade não sei, hein. Estou, de fato, perguntando.

Hoje morreram mais 6 pessoas por causa dela, em SP e Paraná. Sendo assim, SP lidera o ranking brasileiro de mortes pela nova doença.

Li em certo blog uma estória, que pode parecer boba e sem sentido, mas talvez valha a pena ler, nem que seja para pensar 'humm, não, nada a ver'. Segue:

"Em uma certa manhã, a Morte estava adentrando uma cidade. O sentinela de guarda perguntou à Morte:
-O que você veio fazer aqui?

A Morte respondeu:
-Eu vim para levar CEM pessoas.

-Isso é horrível!!! - disse o sentinela.

-É assim que é, isto é o que eu faço. - explicou a morte.

O sentinela gritou para alertar ao maior número de pessoas que ele podia na cidade sobre o plano da Morte.
Entretanto, MIL pessoas morreram durante aquele dia.

Quando a noite caiu, a Morte estava retornando, e o sentinela a perguntou:
-Você me disse que iria levar CEM pessoas, por que MIL morreram???

A Morte respondeu:
-Eu mantive minha palavra. Eu só levei CEM pessoas. A Preocupação e o Medo levaram as outras!"


Claro que devemos tomar as devidas providências, principalmente as sugeridas pela OMS e pela Secretaria da Saúde

Mais uma vez a Natureza nos mostra o quão despreparados estamos para enfrentar as coisas. A OMS já avisou: não há vacinas para todos. E vem a pergunta: quem serão os escolhidos para serem 'salvos'? A gripe não é nova. É o mesmo vírus da famosa gripe espanhola, dizem os entendidos do assunto. Descuidamos, e ele evoluiu e agora nos mata. Natureza ganha mais uma. E continuamos achando que sabemos/podemos/temos tudo.

Curaremos essa doença, temos certeza. Em breve ou a médio prazo. E aí voltaremos a prepotência. Até que a Natureza volte. E ele não costuma repetir. Vem em diferentes formas: tsunami, furacão, terremoto, doença.

E nós? Queimamos árvores, importamos/exportamos lixo, engordamos gansos para fazer patê, jogamos lixo no rio. E esperamos para mudar isso tudo. Esperamos, esperamos, esperamos, esperamos...esperamos o quê?

Bom, só coloquei uma idéia na mesa. Pense, reflita e expresse sua opinião. Aqui, no trabalho, no futebol, na cerveja com os amigos. Sobre a gripe, sobre o Sarney, sobre o Irã, sobre o Obama, sobre os ônibus fretados, sobre a vida!

Um forte abraço,


@Thiago Vendramini

3 comentários:

Eduardo Ferreira disse...

Muito bom!
Vale lembrar uma coisa: A gripe normal mata em média 40 pessoas por dia no Brasil. A Suína tem matado quantas? Umas 3 ou 4 na média?...

Estranho...

As vítimas são diferentes, de fato. A normal ataca normalmente idosos, a outra tem matado jovens e adultos em plena forma física. Não sei a relação, mas que é estranho, é...

abraços!

Anônimo disse...

A gripe, assim como o acidente com o avião da Air France e a morte do MJ, são campeões de audiência. A mídia informa, mas também ganha muito dinheiro (leia-se "links relacionados" e etc) com toda essa exploração.

Gustavo disse...

vejo que mesmo assim a cafeína está encrustada em nossas visceras tabagistas, pois nada como o tabaco e um café depois do jantar com os amigos da guerra...
abrazos.

GUstavo