quinta-feira, 8 de maio de 2008

O Homem X A Natureza


Como o seres humanos somos prepotentes, nao? Achamos que mandamos no mundo, que tudo existe para nos servir e nos fazer felizes. Achamos que temos controle sobre tudo e todos. Pensamos que somos seres perfeitos, os melhores. Subestimamos a natureza e qualquer ser que possa ser superior. Cremos que somos autosuficientes. Que qualquer necessidade que possamos ter nós mesmo vamos satisfaze-la. Poluimos, cortamos madeira de forma deliberada, matamos focas como esporte, penduramos cabeças de animais em nossas salas, colocamos cigarro em boca de sapo, prendemos pássaros em gaiolas, envenenamos macacos nos zoologicos, etc. Tudo isso para mostrar - de forma conciente ou nao - que somos poderosos e donos de tudo.


Quando falamos de aquecimento global falamos de forma distante e da boca pra fora. Fala sério! Quem aqui está preocupado com o aquecimento global?!?!?! Isso é hipocrisia. Quando se compra um carro, se compra pela beleza e eficiencia ou pela quantidade de CO2 que o mesmo emite? O leitor compraria um produto de menor qualidade só por saber que tal empresa planta árvores? Acho difícil.

Já nos achamos responsáveis quando nao compramos sprays que tenham CFC. Pensamos que somos amigos do planeta com isso. Que medíocre somos.


Foi fascinante o que se passou naquele incendio nos EUA. Confesso que nao me lembro o nome da cidade, mas a maior preocupaçao foi que nesse incendio casas de artistas/atores famosos foram queimadas. Ou seja, que se dane as arvores! Coitada das casas!


Nao digo isso por ser sócio do Greenpeace nao. Nem da WWF. Pelo contrário, acho essas coisas uma máquina de dinheiro. Uso a razao para dizer isso, nao outra coisa.


Mas voltando.....


Aqui na Espanha tem um canal de televisao que tem uma vinheta com uma sacada muito bem bolada. O cana é o Quatro. (Aliás os nomes das emissoras aqui sao muito criativas: Antena 3, Quatro, TeleCinco, La Sexta, etc). Nessa vinheta aparece umas pessoas com faixas do Woodstock, faixas contra o Bush e essas reivindicaçoes baratas. Aí uma voz diz: "Voce pode continuar culpando o Bush. Ou pode comecar a fazer alguma coisa para mudar o planeta". Achei muito boa. Foi paulada no peito de muitas pessoas. Na minha também, claro.


E o tempo vai passando. O ser humano nao percebemos que mal fazemos. Pior, achamos que nao o fazemos. Mas aí vem a natureza, como veio esses dias em Mianmar. A natureza vem e fala: "Amigao, quem manda aqui sou eu! Toma cuidado que o pior está por vir. Será que com o meu Tsunami voces nao aprenderam nada?"


E sabe o que é o pior?


O caso Mianmar e o assunto sobre a natureza vao durar 2 meses, quando muito. Depois se esquece. O projeto Kyoto já foi esquecido. O Tsunami também. Quantos morreram mesmo? Quando que foi? Onde foi?


Só espero que esse nao tenha sido o ultimato da natureza.



@Thiago Vendramini

Nenhum comentário: