segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O Brasil hoje: educação

Ainda com base nos estudo da Pnad, do IBGE, vemos algumas pequenas transformações na educação brasileira.

Numericamente, tivemos uma diminuição de 0,5% na taxa de estudantes com mais de quatro anos de idade. Além disso, nos diz que 10% da nossa população (considerando os maiores de 15 anos) é analfabeta. Esse índice nos deixa atrás de Perú, Paraguai, Bolívia e, o super desenvolvido, Suriname.

A análise de um país geralmente é feita por bases simplesmente econômicas. O Brasil tem o famoso Investment Grade, nossa economia cresce, “não seremos afetados pela crise imobiliária americana”, somos colocados no mesmo patamar de China e Índia, temos petróleo para dar e vender (mais vender do que dar, claro), e muito mais coisas, mas o brasileiro não sabe ler.

Devemos rever esse conceito de “ensino continuado”, onde nas escolas públicas não se pode reprovar um aluno (exceto por falta), mesmo não sendo aprovado nas matérias. Um amigo meu – que por acaso estuda em uma escola pública – chama de “ensino avacalhado”. Não acredito que ele tenha exagerado, não.

Bom, considerando que o nosso presidente não tem diploma, difícil exigir alguma coisa mais rigorosa na educação brasileira. Embora quem tenha a fama de enfraquecer a educação seja o PSDB, e não o PT.

Tenho o privilégio de participar de um projeto social, todos os sábados, e uma das atividades é reforço escolar. Anteontem fui dar uma ajudinha de português pra “rapaziada”. Fiz um ditado. A frase era: ‘Ontem fez sol, hoje está chovendo e amanhã vai estar nublado’. 20 minutos de aula e ninguém acertou. Há garotos ali com mais de 13 anos. É uma realidade que sabemos que existe, mas dificilmente paramos para pensar.

Bom, pelo menos paramos um pouquinho agora.

@Thiago Vendramini

4 comentários:

Paulo, Gutão para os íntimos disse...

"é uma realidade que sabemos que EXISTE" - um errinho besta, não compromete a boa qualidade do Post.
Se liga: meu singelo espaço na net em contrução, trocaremos divulgação ok?!
abraço

fatos, pensamento e café disse...

Obrigado pela correção, Paulo.

Falando sobre educação, não se pode cometer esses tipos de erro.

Um forte abraço.

@Thiago Vendramini

Paulo, Gutão para os íntimos disse...

Entrei aqui para dar uma passeada pelo blog.. acabei lendo todos os posts..=)
e adorei! Muito bom mesmo...
Vocês me deram aquela ultima motivação para fazer meu proprio blog, na verdade sera um humilde flogão (puxa que legal hem..¬¬). Depois divulgo pra vocês.
Mas é isso aí! não perderei mais nenhum post e ainda darei meus inteligentes pitacos pra contrubuir.
Abraços

macksalaD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.