terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O Mapa da Violência

Nesta terça-feira foi divulgado um estudo que pesquisou as cidades mais violentas do nosso Brasil brasileiro. O mais interessante - e assustador - é que mais de 70% da violência registrada no país todo está localizada em apenas 10% dos munícipios. Ou seja, a concentração da violência é enorme.



Ao longo da pesquisa, nota-se que esses tais 10% são municípios de grande porte (em termos de população), porque abrigam mais de 40% dos nossos habitantes.

Para matar a curiosidade do leitor, a cidade mais violenta não está nem no Rio de Janeiro e muito menos em São Paulo. Coronel Sapucaia, Mato Grosso do Sul, ganhou o 'troféu de latão'. Explicação: mesmo com apenas 13 homicídio registrados, devido a sua pequena população (14,6 mil habitantes), a cidadezinha fica no topo do Ranking como a mior média de homicídio por habitantes. A única capital que aparece no Top 10 é o Recife, Pernambuco.



Se for considerado homicídios por número absoluto, São Paulo lidera, sendo seguida pelo Rio de Janeiro e Recife.

Essa mesma pesquisa nos mostra que a morte entre os jovens (de 15 a 24 anos), cresceu 31,3% nos últimos dez anos. As principais causas foram as armas de fogo e a violência no trânsito.

Ao saber da pesquisa, o nosso secretário-executivo do Ministério da Justiça falou: "Os números são altos, mas reflete uma preocupação porque coloca a questão da Segurança Pública entre as prioridades", e ainda lembrou que R$41,5 milhões serão destinados à 99 municípios, que deverão ser investidos na segurança.

Engraçado, porque se espera chegar nesse nível de violência para se investir. E outra, se são 10% de munícipios, considerando que no Brasil existem 5.564 municípios, os 10% correspondem a 556 cidades. O leitor já deve ter entendido o meu raciocínio.

Impotante: Os números utilizados na pesquisa são de 2006.

Agora, um fato pitoresco da pesquisa. Foi excluido da pesquisa o Distrito Federal, por não possuir uma malha municipal. Mas, o leitor terá de concordar: é lá onde está a maior média de violência do nosso País. não física, mas sim moral. Alguém discorda?



@Thiago Vendramini

Nenhum comentário: