sábado, 26 de abril de 2008

E mais um dia se passa......


O leitor, que tenho a certeza que é uma pessoa leitora de jornais ou telespectadora de noticiários, já deve estar cançado de notícias do tipo: "O percursso da tocha olímpica em (algum país ou cidade) foi interrompida por protestos em memória aos monges do Tibet", "Manifestantes pró-Tibet tumultuam o caminho da tocha" ou qualquer coisa relacionada. Eu também o estou, confesso. Mas já parou para pensar porque toda a semana (para nao dizer todos os dias) vemos essa notícia? É porque realmente nao se faz nada em relaçao aos monges do Tibet. Vemos e pensamos:" Putz, coitados desses monges, né?" E já mudamos para o caderno de esporte do jornal. Ou ficamos ansiosos para o noticiario acabar e começar a nossa novelinha.
O fato é que nao podemos ficar somente no "sentir pena". E nao me refiro só ao caso dos monges do Tibet. Entra nessa o caso Isabella, o caso FARC, o caso dengue, o caso cartao corporativo, o caso (pela terceira vez) Law Kin Chong, Hamas e Israel, e mais outros milhoes de casos, que o senhor mesmo poderia citar.
O que quero dizer com essas palavras, e com esse breve tempo que estou roubado do seu dia, é que essas coisas nunca vao parar de acontecer se apenas ficamos no "Caramba, que mundo injusto!". Porque há corrupçao em todos os mandatos? Porque hoje em dia nao há uma manifestaçao em massa, que realmente mova a populaçao, que abale o nosso país. Os caras pintadas (muitos deles podem estar lendo isso agora!) fizeram diferença! Alguém duvida disso??
Infelizmente, há pessoas que roubaram muito dinheiro da populaçao, e que foram reeleitas. Nao preciso dizer nenhum nome. O leitor é sábio. E há pessoas que nao têm nenhum senso político, que dedicaram sua vida interia à musica ou a televisao, e que foram eleitas. Novamente nao há necessidade de nomes. Com essas pessoas lá, o senhor tem esperanças de melhorias?
Bom, mas mudando de foco, por que, afinal, esse blog nao tem característica política, devemos ter esse desejo de realmente se interessar por essas notícias, se comover (nao digo chorar e sair gritando pelas ruas anunciando o fim do mundo) e ver que se nao fizermos (você e eu) uma manifestaçao séria e de expressao, nao tardará muito para acontecer a mesma coisa ou coisa pior.
A internet tem uma força incalculável. Devemos usá-la como uma "arma" para conscientizar as pessoas desses fatos. Ou de outros que nao aparece nos meio de comunicaçao.
Você já mandou um e-mail para algum deputado ou vereador? Façam esse teste. Reclamem de alguma coisa, ou elogiem, por que nao? Isso faz muita diferença.
Um conhecido, que é colunista do Estadao, um dia me disse que o valor de uma carta de algum leitor enviada à direçao do jornal é enorme. Porque naquela carta tem as idéias de outras milhoes de pessoas. E isso vale muito!

Combinemos ou coisa: antes de encerrar o seu trabalho hoje, mande um e-mail para algum deputado ou vereador. De preferência para aquele em quem o senhor votou. Pode ser?



@Thiago Vendramini


Mais uma vez, desculpe pela falta de acentuaçao.
foto:Junji Kurokawa/AP

Nenhum comentário: