sábado, 12 de abril de 2008

¡Bienvenidos al siglo 21!


É isso que dá vontade de dizer à Raul Castro e mais ainda para Fidel Castro. Nesses últimos dias o mais novo Presidente de Cuba - lei-se ditador-, Raul Castro, anunciou novas regras e leis que com certeza vao mudar radicalmente a vida de todos os cubanos. Para quem nao está a par dos fatos deve estar imaginando leis totalmente liberais e "revolucionárias" como liberalizaçao de uso de drogas, casamentos homossexuais, ou qualquer outra coisa que se imagina nessas horas. Mas nao. Acreditem, essas novas leis permitem que os cidadaos (permitam-me reescrever essa palavra usando aspas) "cidadaos" tenham celulares, eletrodomésticos (!), DVDs e computadores.

E mais: as terras estatais ociosas (aquelas que ninguém usa porque nao cresce nada) serao vendidas ao setor privado para serem usadas na produçao de alimentos, café e fumo.

E no dia 3 desse mês, Raul anunciou a criaçao do primeiro canal de televisao com conteúdo extrangeiro. Até o momento, Cuba tinha 5 canais de TV, os cinco controlado pelo Estado, além de 3 canais chineses.
Um desses canais cubanos costumava passar alguns filmes americanos. Mas pasmem: eram filmes piratas, afirma o jornal espanhol El País.

E Raul Castro afirma que ainda há mudanças a fazer. Seu principal discurso depois de seu irmao lhe ter passado o poder foi acabar com os "excessos de proibiçao". Por enquanto está cumprindo. Vamos ver até onde.

Ah!, Bem-vindos ao século 21!



Thiago Vendramini

OBS:Desculpem-me pela falta de acentuaçao, o teclado espanhol nao tem o til.

Nenhum comentário: