terça-feira, 29 de abril de 2008

A Escória Humana


Em primeiro lugar, perdao pelo título agressivo. Em segundo, nenhum outro encaixaria melhor.

Em terceiro, quero dizer dizer que escrevo esse post com uma profunda tristeza. Mas nao com uma tristeza distante, como daquelas que qualquer cigarro me daria a felicidade novamente. E sim uma tristeza proxima. Por mais que o fato que vamos pensar hoje tenha ocorrido na Áustria, eu (que estou na Espanha) sinto que foi uma coisa muito próxima a mim, o leitor nao? Nao vou descrever como foi o fato, me daria asco. Prefiro deixar um link. Deixarei para todos leitores: Estadao, Folha, Terra, ou jogue no Google que encontrarás facilmente.


Estava assistindo o noticiario aqui em Salamanca, quando saiu essa noticia. Eu jurava que o ancora tinha se equivocado ao dizer 24 anos, pensava que se tratava de 24 dias. Corri pro meu quarto, liguei o notebook e entrei na internet. Me espantei. Realmente eram 24 anos. Na continuaçao da reportagem falaram dos abusos sexuais. E dos sete fihos que Josef teve com a sua filha. Aquilo meu deu nojo, nao nego. Também nao nego que xinguei a televisao com todos os palavroes que eu sei. Aproveitei pra inventar alguns também. A menina que divide apartamento comigo estava pasma. O namorado dela nao acreditou na notícia.


Desliguei a televisao e fui pro quarto. Começei a me acalmar, se nao julgaria o cidadao pelo meus nervos e nao pelo fato em si.


Refleti. E comecei a reaparar uma coisa. Esses tipos de coisas escandalosas acontecem geralmente em países ricos, já repararam? Lógico que no Barsil também existe isso. Mas até que é explicável (mas nao justificável, claro). Aqui chamamos de diferença social, segregaçao, preconceito, etc. Mas já pararam pra pensar na quantidade de fatos estranhos e muitas vezes asquerosos que ocorrem nos países ricos? Cito alguns: Tiroteio nas escolas dos Estados Unidos, taxas de suicidios altíssimas no Japao, a alta frequencia de maridos que matam suas esposas aqui na Espanha, crimes na internet como pedofilia, entre outros.


Esqueci um momento o caso do sujeito austríaco e comecei a pensar nisso. Na verdade nao achei uma resposta concreta. Tentei relacionar com a frivolidade vivida na Europa, mas isso nao incluiria os EUA. Na verdade estou bolando minha teoria ainda. Aceito ajuda.



@Thiago Vendramini


Nenhum comentário: