segunda-feira, 28 de abril de 2008

Quando dados re-explicam a verdade

Essa semana saiu em todos os sites importantes uma pesquisa bombástica. Pode não parecer bom assunto para o blog, mas a seguir veremos porque o é. As chamadas foram mais ou menos a seguinte:"Dieta da mãe pode influenciar o sexo do bebê, diz estudo".Hum... Logo que se lê o título, se lembra instantaneamente as aulas de genética do cursinho, ou do colegial para os mais geniais... E Vem a pergunta... Ué! Mas as chances não são de 50%? É... Lendo a entrevista se percebe na roubada que caímos... Colarei um trecho da reportagem do "IG", mas há também reportagens na folha (que parece ser a mesmíssima reportagem do ig...) e em outros sites..

"Foram pesquisados os hábitos alimentares de 740 britânicas grávidas pela primeira vez. Todas só descobriram o sexo dos filhos no parto. Segundo o estudo, 56% das mulheres com dietas altamente calóricas tiveram meninos, o que aconteceu com apenas 45% das que consumiam poucas calorias".


Interessante, não? 760 mulheres na pesquisa... 45%... 56%... Que coisa! Não parece uma margem um tanto quanto... pequena de pesquisa para uma afirmação tão... forte quanto essa? E esse diferencial de potencial, para um número tão reduzído de "cobaias" não é realmente significativo, é? Apenas minha humilde opinião...Certo... E que tem a ver com o assunto do blog? Elementar... Manipulação de opinião pública! Como assim? Ora, a chamada deixa tudo bem claro, e o ser humano que resolver ler, para não simplesmente assumir a opinião apenas pelo título, lerá na maioria dos casos até a metade, e perderá esse detalhe. E todos sairão por aí reafirmando a pesquisa. E quem duvida que esse assunto não se restringe apenas a bobeirinhas desse tipo? Certamente que pesquisa política é a mesma coisa, opiniões sobre células tronco, sobre premiações,... sobre qualquer assunto! É muito facil manipular pessoas! Vide reportagem acima!


Nenhum comentário: