terça-feira, 8 de julho de 2008

"Descolonização"


Tá a maior encrenca em Raposa Terra do Som, Roraima. Há tempos se tenta abrir espaço para os povos indígenas, devolvendo suas terras, e consequentemente, expulsando os "brancos" invasores (para um panorama do que está acontecendo, tem um bom resumo do G1).

O problema todo está na demora para tudo isso acontecer. Já houveram casos dramáticos com as populações indígenas (caso do engenheiro ficou famoso... se bem que os cara-pintadas exageraram na dose aquela vez... ainda agora estou me perguntando se ser índio traz vantagens na constituição...), de ambos os lados, com baixas tanto para brancos como para índios, e os problemas permanecem.

Agora os índios estão voltando de uma empreitada na europa para ganhar aliados à causa deles, e vamos ver o que acontece. Há matérias sobre o assunto em todos portais nacionais, mas já deixo aqui linkados dois; do Uol e da Folha Online.

ps.: a propósito, a pouco tempo encontraram uma tribo que nunca tinha tido contato com brancos... até aquele momento... depois de ver um monstro prateado voando e fazendo barulho em cima das ocas, você acha que eles vão dormir sussegados?! Ha! Abraço!

@Eduardo Kasparevicis

Nenhum comentário: