sexta-feira, 4 de julho de 2008

Liberdade!

Um post especial hoje. Um post dedicado à vida e à liberdade. Dedicado à justiça e ao respeito humano.

Como todos sabem, Ingrid Bittencourt e mais outras pessoal foram, finalmente, libertadas pelos guerrilheiros da Força Armada Revolucionária Colombiana (FARC). Ingrid, a mais famosa dos reféns, esteve presa no cativeiro por mais de 6 anos. Conhecida por ser radicalmente contra as FARCs, já enfrentou de frente ao principal representande das FARCs. "Chega de sequestros", dizia diretamente ao guerrilheiro máximo do grupo. "A violencia de vocês ainda destruirá a Colombia", completava. Dez dias depois disso foi sequestrada.

Abaixo, segue uma traduçao bem superficial das palavras de um âncora de um telejornal aqui na Espanha, que me agrada muito.

"Boa noite,
é uma história extraordinaria, um dia feliz.[...] Eu disse que hoje é um dia de alegria, de emociones e de imagens de impacto. E como era de esperar, também de um rápido aproveitamento político. A força mediática de Ingrid Bitteoncourt e o interesse demonstrado pela Europa no caso, também foi convertido em um símbolo. De forma que ao ser resgatada pela brilhante açao do exército colombiano, Ingrid deixou de ser, por fim, livre depois de 6 anos de horror e passou a ser um instrumento que com que vao fabricar as mais variadas “figurinhas” de qualquer interesse político. Saltaram a vista alguns analístas, e antes que tivéssemos tempo de pensar já nos chegavam idéias de como resolver algumas das maiores interrogaçoes dos nossos tempos: desde a forma de atuar frente ao terrorismo até a maneira de nos enfrentar com a complexidade da América Latina.[...] Todos os esquerdismos latino-americanos sao um fracasso, diziam. A verdade do continente está em Uribe, diziam. O diálogo com os terroristas jamais, diziam. Tenhamos cuidado. Muitas vezes os exitos têm nublado a vista, e sempre que isso acontece, o pensamento reacionário tem tirado vantagem.

Hojé é o dia de saudarmos a vida e a liberdade, e de abominar a violencia. De felicitar ao governo de Colombia, e de certificar as debilidades das FARCs.[...]"

(Iñaki Gabilondo, Notícias Cuatro)

Para quem tem um espanhol razoável, vale a pena ver. Quem nao tem, também:


Abraços, e viva à vida!


@Thiago Vendramini

Nenhum comentário: