terça-feira, 15 de julho de 2008

Lei Seca



Há diversas coisas que assustam os motoristas brasileiros. Ladrão, chuva forte, vaca no meio da estrada, etc., mas a que mais tem tirado o sono da maioria é a bendita (ou maldita) Lei Seca (clique para conhecer).

Muito se argumenta quanto à sua legalidade. Há quem diga que é facista, outros que é um puritanismo barato, e outros mais maldosos dizem que foi criada para não se precisar dar aumento para a polícia (se é que vocês me entendem...), mas contra fatos não há argumentos: diminuiu o número de acidentes, como nos informa a Folha Online, que aponta a redução de atendimentos em hospitais em torno de 50% (44 atendimentos nesse final de semana contra 114 no primeiro da lei seca). Realmente, o pessoal tá com medo de encher o caneco.

Mas não só de encher o caneco. Há alguns furos na lei, que não prevê tolerância para o caso de remédios, bem como alguns alimentos. Até de bombom tem gente com medo! O Conselho Nacional de Trânsito diz já estar revendo isso. Uma coisa que chama a atenção é a incapacidade brasileira de escrever bem leis. Entenda, sempre que alguma lei aparece, logo surgem reportagens sobre liminares concedidas por furo na lei. A ultima foi a liberação a dois advogados de não terem que necessariamente se submeter ao exame do bafômetro (que existem apenas 500 pro brasilzão inteiro) porque ninguém é obrigado a gerar provas contra si mesmo (isso tá na constituição nossa). Não sei se é inconpetência de quem escreve, ou se o jeitinho brasileiro consegue sempre encontrar coisa onde parece num existir... Mas enfim!

Comentei com um amigo sobre esses radicalismos que têm acontecido. Em São Paulo primeiro foi a proibição de Outdoors, bem como de anuncios grandes em faixadas. Depois veio a lei seca, proibindo qualquer quantidade de alcool em quem dirige. Depois foi a restrição do tráfego de caminhões de dia em são paulo... Qual será o próximo grande radicalismo? Façam suas apostas!

Enquanto pensam, vejam os males do alcool numa partida de futebol...


@Eduardo Kasparevicis

Nenhum comentário: